twitter


Acadêmicas: Graziela Zenite Silveira;
                       Juliane Pfleger da Silva;
                        Maria Aparecida Francisco;
                         Tatiane Ventura.

FICHA TÉCNICA:

 Objetivos do jogo:
- Estimular a criatividade.
- Reconhecer letras do alfabeto.
- Desenvolver o movimento e a  lateralidade.
- Desenvolver coordenação motora.

 Recursos materiais:
- Jornal, tesoura e barabante.

Espaço:
- Pátio ou quadra. Jogo indicado para espaços maiores do que a sala de aula. Porém pode se modificar conforme a necessidade da turma, como sentados na cadeira.

 Participantes:
- Indicado para os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I, como também com turmas de EJA em processo de alfabetização e letramento. No máximo com 30 alunos.

 Procedimentos metodológicos:
- Essa brincadeira pode surgir a partir do poema:  “A peteca do pinto” de Nilson José Machado, São Paulo: Scipione, 2005. Que tem a possibilidade de enriquecer a alfabetização e o letramento na disciplina de Língua Portuguesa. Partindo da interpretação do poema, confeccionar a peteca com jornal. Como também sem a interpretação do texto somente como uma brincadeira.
1º- É necessário do jornal para que essa brincadeira possa ocorrer.
2º- Recorte ao meio uma folha de jornal e de para que os alunos amassem até formar uma bola.
3º- Com o outro pedaço da folha, passe ao redor da bola já formada.
4º- Amarre com o barbante para que a bola não se abra.
5º- Se achar necessário ela pode ser colorida com tinta guache.
6º- Após a confecção da peteca, num lugar adequado, explicar ao aluno as regras da brincadeira e como ela funciona:
- Em forma de círculo, falando as letras do alfabeto em ordem, cada aluno devera jogar a peteca para o colega ao seu lado.
- Não pode deixar a peteca cair, aquele que a deixar cair e conforme a letra do alfabeto que estiver deverá falar o nome de algo que inicie com aquela letra.
- As palavras não podem ser repetidas.

 Observações adicionais:
- Esta brincadeira auxilia no reconhecimento das letras do alfabeto, fazendo com que o educador já perceba aquele aluno que apresenta maiores dificuldades, alem de ser divertido e ao mesmo tempo gerando aprendizado. Além das letras do alfabeto pode se trabalhar com números tendo que ditá-los como é a escrita, como apresenta certo conhecimento a mais e necessário observar o desenvolvimento dos alunos para observar se conseguiram ou não.

Aprendizagens, habilidades, conhecimento de mundo:
- Estimula o alfabeto: Língua portuguesa.
- Movimento, ritmo.
- Linguagem oral.
- Reflexo, desenvolvimento cognitivo e emocional, proporcionando momentos de prazer através da brincadeira assim como amizade e companheirismo.
- Estimula no resgate de uma brincadeira do passado como a peteca, fazendo com que valorizem brincadeiras em grupo e não somente individual.
Obs: Caso alguém queira a interpretação do poema solicitar por e_mail que envio.





0 comentários:

Postar um comentário