twitter



Elaborado pelas Acadêmicas:
Alessandra de Barros Corrêa
Daira Raiser da Cruz da Silva
Elâine Gomes da Costa
Monice Estol Martins Prudêncio
a) Objetivo do jogo:
Realizar um ditado de palavras e frases a partir de cenas de filmes comuns à turma.
b) Recursos materiais:
•Fichas com cenas de filmes do cotidiano dos alunos;
•Folha fotocopiada;
•Lápis;
•Borracha.
c) Espaço:
Lugar com apoio para a escrita (sala de aula, sala de vídeo, etc.)
d) Participantes:
Crianças a partir de 6 anos e a forma de apresentação (individual/duplas) depende da necessidade e do objetivo do educador.
e) Procedimentos/metodologia:
•Divisão (ou não) dos grupos; 
•Entrega das folhas de registro;
•Explicação da atividade;
•Sorteio das fichas com as imagens dos filmes uma a uma;
•Apresentação das fichas aos alunos;
•Tempo para a escrita dos nomes dos filmes;
•Novo sorteio de fichas, procedendo da mesma forma até o término das mesmas.
Observações adicionais:
•A apresentação das imagens pode ser feita através de datashow;
•Para crianças menores (ainda não alfabetizadas), pode-se usar cenas de desenhos animados para serem relacionadas aos seus títulos na oralidade;
•Este mesmo procedimento pode ser aplicado para os filmes, princesas, etc;
•A dificuldade e os tipos de filmes devem aumentar ou diminuir de acordo com a faixa etária o interesse do grupo em questão.
g) Aprendizagens/habilidades/conhecimento de mundo:
•Artes visuais;
•Linguagens oral e escrita;
•Atualidades.
Observações:
Como esta atividade permite várias adaptações, os conhecimentos podem sofrer alterações.
Se você utilizar imagens de pontos turísticos de uma localidade, por exemplo, você trabalha história e  geografia além das linguagens visual, oral e escrita.
É só deixar a imaginação te levar!
EXEMPLO: Filmes Infantis










0 comentários:

Postar um comentário