Acadêmicas:
Graziela Zenite
Silveira;
Juliane Pfleger da Silva;
Maria Aparecida
Francisco;
Tatiane
Ventura.
FICHA TÉCNICA:
Objetivos do jogo:
- Estimular a criatividade.
- Reconhecer letras do alfabeto.
- Desenvolver o movimento e a lateralidade.
- Desenvolver coordenação motora.
Recursos materiais:
- Jornal, tesoura e barabante.
Espaço:
- Pátio ou quadra. Jogo indicado para espaços maiores do que
a sala de aula. Porém pode se modificar conforme a necessidade da turma, como sentados na cadeira.
Participantes:
- Indicado para os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino
fundamental I, como também com turmas de EJA em processo de alfabetização e
letramento. No máximo com 30 alunos.
Procedimentos metodológicos:
- Essa brincadeira pode surgir a partir do poema: “A peteca do pinto” de Nilson José Machado,
São Paulo: Scipione, 2005. Que tem a possibilidade de enriquecer a
alfabetização e o letramento na disciplina de Língua Portuguesa. Partindo da
interpretação do poema, confeccionar a peteca com jornal. Como também sem a interpretação do texto somente como uma brincadeira.
1º- É necessário do jornal para que essa brincadeira possa
ocorrer.
2º- Recorte ao meio uma folha de jornal e de para que os
alunos amassem até formar uma bola.
3º- Com o outro pedaço da folha, passe ao redor da bola já
formada.
4º- Amarre com o barbante para que a bola não se abra.
5º- Se achar necessário ela pode ser colorida com tinta
guache.
6º- Após a confecção da peteca, num lugar adequado, explicar
ao aluno as regras da brincadeira e como ela funciona:
- Em forma de círculo, falando as letras do alfabeto em
ordem, cada aluno devera jogar a peteca para o colega ao seu lado.
- Não pode deixar a peteca cair, aquele que a deixar cair e
conforme a letra do alfabeto que estiver deverá falar o nome de algo que inicie
com aquela letra.
- As palavras não podem ser repetidas.
Observações adicionais:
- Esta brincadeira auxilia no reconhecimento das letras do
alfabeto, fazendo com que o educador já perceba aquele aluno que apresenta
maiores dificuldades, alem de ser divertido e ao mesmo tempo gerando
aprendizado. Além das letras do alfabeto pode se trabalhar com números tendo
que ditá-los como é a escrita, como apresenta certo conhecimento a mais e
necessário observar o desenvolvimento dos alunos para observar se conseguiram
ou não.
Aprendizagens, habilidades, conhecimento de mundo:
- Estimula o alfabeto: Língua portuguesa.
- Movimento, ritmo.
- Linguagem oral.
- Reflexo, desenvolvimento cognitivo e emocional,
proporcionando momentos de prazer através da brincadeira assim como amizade e
companheirismo.
- Estimula no resgate de uma brincadeira do passado como a
peteca, fazendo com que valorizem brincadeiras em grupo e não somente
individual.
Obs: Caso alguém queira a interpretação do poema solicitar por e_mail que envio.