Nome: Aprender pulando
Objetivo do jogo: Através da tradicional brincadeira de
pular cordas criar possibilidades de aprendizagens envolvendo diversas
disciplinas;
Recursos: Corda;
Espaço: Local que comporte o número de participantes;
Participantes: Todo o grupo;
Procedimento: Propor ao grupo que passe através da corda
que estará sendo bamboleada seguindo as instruções do mediador do jogo. Ao
longo da brincadeira as variáveis serão adaptadas. Exemplo, no primeiro momento, como “quebra
gelo” o educador poderá propor que os participantes passem
individualmente através da corda. Após todos passarem serão lançados diversos
desafios de acordo com o nível de conhecimento do grupo;
- Passar individualmente soletrando os alfabeto em voz alta,
caso a corda pare em algum participante, ele deverá falar uma palavra referente
a letra, o educador poderá propor grupos de palavras ( animais, cores, frutas,
nomes, etc.);
-Passar em duplas, trios ou grupos com a mesma proposta
acima;
- Passar pela corda falando letras, números, palavras,
grupos de palavras, sílabas, ou de acordo com a imaginação do educador;
Observações adicionais: Poderá ser incluída a variável
cantigas de acordo com a cultura local.
Aprendizagens:
- Ritmo;
- Coordenação motora;
Acadêmicas: Adriane Forster
Carine Sant'Ana
Jamila Galdino
Mariane da Rosa
Jamila Galdino
Mariane da Rosa