0
comentários
Posted in
Nome da atividade: Brincadeira
Cantada Passa a Peneira
- v Ampliar o repertório de brincadeiras.
- v Estimular o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem em classes de alfabetização de uma forma significativa e descontraída.
- v Perceber as dificuldades dos educandos referentes a linguagem escrita.
- v Conhecer o que são versos e rimas.
- v Incentivar a oralidade e o falar em público.
- v Desenvolver a musicalidade dos educandos.
- v Exercitar a escrita correta das palavras.
Recursos/materiais: DVD e Televisão ou notebook e datashow, vídeo da brincadeira cantada Passa a Peneira, folhas A4, lápis, borracha, peneira.
Procedimentos/metodológicos: v Mostrar o vídeo rodas e brincadeiras cantadas. (http://www.youtube.com/watch?v=xX93k7-0HgU) para que as crianças sejam contextualizadas sobre como acontece a brincadeira.
v Dialogar
sobre versos e rimas, percebendo a compreensão dos envolvidos e explicar seus
significados, se for necessário.
v Propor
que cada um faça sua própria rima, para então brincarmos depois. Para isso
reservar um tempo para pensarem e criarem suas rimas. Estas serão registradas
em folhas ou caderno, para usarem sempre que precisarem.
v Quando
prontos os versos rimados, brincar com a música da peneira. Onde cada um terá a
oportunidade de apresentar a seu verso rimado.
v A
letra da música: “Passa a peneira menina, menino vem peneirar, diga um verso
com rima quando a peneira parar. Peneira, peneira, peneira parar, peneira,
peneira, quando a peneira parar”.
Enquanto a música é cantada, os participantes, usando uma peneira,
passarão adiante até o momento em que a letra diz: “peneira parar”. A pessoa
que estiver com a peneira na mão, coloca-a em cima da cabeça e declama seu
verso rimado. A música segue até que todos tenham a oportunidade de participar
e apresentar seus versos.
Observações adicionais: Esta
brincadeira pode ser incentivada a ser executada no intervalo, para que sejam
evitadas as correrias habituais. E percebam que existem várias maneiras de se
divertir, dentre elas, as brincadeiras cantadas e de rodas.Aprendizagens:
- v O respeito mútuo estará sendo exercitado, e consequentemente apreendido, pois ao escutar os versos rimados dos colegas, o indivíduo poderá não concordar ou gostar do verso criado.
- v A autoestima também estará sendo fortalecida durante a brincadeira, no momento da declamação do verso rimado ao qual o indivíduo criou.
- v Os participantes da brincadeira desenvolverão suas capacidades rítmicas.
- v Conhecerão seus colegas de forma mais profunda, gostos, preferências, e a troca de experiências por meio das diferenças expostas em grupo.
- v Aprenderão o que é declamar, e como fazer declamações.
Acadêmicas: MICHELI
DA SILVA
SANDRA
DE BARROS FLORIANI
SARA
REGINA NAZÁRIO NOBRE SILVANA
SUMAR